Esta política estabelece os procedimentos de troca e devolução de produtos adquiridos no site Óticas Diniz. Sua leitura é indispensável para que o cliente finalize seu pedido e conheça as normas fixadas para aproveitar da melhor forma possível a facilidade oferecida através deste site e é parte integrante dos Termos de Uso e Condições de Navegação do Site Óticas Diniz e, caso haja conflito entre as disposições de ambos os documentos, deve prevalecer o que estiver estabelecido no mais específico.
1 – Introdução
O site Óticas Diniz disponível no seguinte link http://www.oticasdiniz.com.br é administrado pela Diniz Franchising LTDA, na qualidade de responsável pelas trocas e devoluções (doravante denominada “’ÓTICAS DINIZ”).
Para iniciar o processo de devolução o cliente deverá informar o caso e acionar nosso SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente pelo https://www.oticasdiniz.com.br/internas/atendimento.
O procedimento de devolução é aplicado apenas para os produtos das Óticas Diniz adquiridos pelo site http://www.oticasdiniz.com.br ou através do SAC.
2 – Troca de Produtos:
As Óticas Diniz trocarão os produtos adquiridos por seus clientes, desde que seja constatado algum vício ou defeito, seguindo o Código de Defesa do Consumidor, devendo o cliente comunicar o Serviço de Atendimento ao Cliente e seguir as instruções recebidas para que o pedido de troca seja analisado e processado.
2.1.1 Produtos que apresentarem defeito:2.2 Na eventualidade de ausência do produto desejado em estoque ou pela impossibilidade de entrega pelas Óticas Diniz, o cliente poderá:
2.2.1 Optar pela devolução do valor pago, conforme descrito na cláusula 5;
2.2.2 Optar pela troca do produto por um igual valor;
2.2.3 Caso o cliente escolha o produto com valor superior ao adquirido, deverá o mesmo arcar com valor remanescente. Caso o produto seja de menor valor, e o produto escolhido custar menos que o valor de nota fiscal, poderá escolher outro item até a equiparação do valor de nota, desde que aprovado previamente pelas Óticas Diniz;
2.2.4 Optar por aguardar o produto chegar ao estoque das Óticas Diniz.
2.3 Dentro dos prazos estabelecidos na cláusula 2, o cliente poderá entrar em contato, com o Serviço de Atendimento ao Cliente e manifestar seu interesse em trocar seu produto, comunicando suas razões. O caso será analisado e o cliente será comunicado de seu desfecho e dos procedimentos seguintes, caso necessário.
2.4 Nos casos em que as Óticas Diniz tornarem possível a troca de algum produto, em regime de exceção, não constituirá em nova obrigação ou costume para aplicações em casos parecidos, sendo de sua exclusiva decisão a concordância com o pedido de troca fora das hipóteses delimitadas na cláusula 2.1.
3 – Direito de Desistência e Devolução de Produtos:
3.1 Caso o cliente deseje devolver um produto adquirido pelo Site Óticas Diniz, poderá fazê-lo no prazo de 7 (sete) dias a contar de seu recebimento, devendo comunicar seu interesse entrando em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente e aguardar as instruções de procedimento.
3.2 Produtos como Lentes de contato, lentes específicas para graus de visão individuais, incluindo lentes coloridas personalizadas e quaisquer itens personalizados, não podem ser revendidos ou reutilizados. Por essa razão, esses produtos não estão sujeitos a trocas ou devoluções, a menos que apresentem defeito de fabricação ou vício, atendendo as exigências contidas na política de “Troca de Devolução”.
3.2.1 E o direito de arrependimento somente será valido caso a embalagem, e/ou, lacre do produto, assim como embalagem, não estejam violados.
4 – Aprovação dos Pedidos de Troca e Devolução:
4.1. Será procedimento padrão a análise das solicitações de troca e devolução pelas Óticas Diniz antes de serem aprovadas, em razão das condições a serem obedecidas para tanto, como a constatação do vício e o estado de conservação dos produtos.
4.2 O pedido de desistência passará por uma avaliação, para verificar se houve utilização do produto ou sua destruição, ainda que parcial. Nestes casos, a devolução não será possível. É imprescindível que o produto seja devolvido com o lacre.
4.3 Assim que receber o produto a ser devolvido, as Óticas Diniz analisarão o pedido e, caso seja autorizado, os valores serão restituídos ao cliente tão logo seja possível.
4.4 Nos casos em que as Óticas Diniz tornarem possível a devolução de algum produto, em regime de exceção, não constituirá em nova obrigação ou costume para aplicações em casos parecidos, sendo de sua exclusiva decisão a concordância com o pedido de troca fora das hipóteses delimitadas na cláusula 2.1.
5 – Restituição de Valores ao Cliente:
5.1 Em caso de restituição de valor para pagamentos realizados via BOLETO, o reembolso será processado para a mesma titularidade, respeitando as solicitações de documentação complementar feita pelo Atendimento ao cliente, observando o horário de funcionamento bancário e o prazo de compensação estabelecido pelos bancos, podendo ser de até 30 dias corridos.5.2 Em caso de restituição de valor para pagamentos realizados via PIX, o reembolso será processado para a mesma conta bancária utilizada para efetuar o pagamento, observando o horário de funcionamento bancário e o prazo de compensação estabelecido pelo banco, podendo ser feito em até 07 (sete) dias.
5.3 Se o cliente realizou pagamento via cartão de crédito, os cancelamentos e reembolso/estornos seguirão as regras da administradora do cartão utilizado na compra. O valor da restituição pode levar até 2 (duas) faturas para constar no cartão, dependendo da data de vencimento ou fechamento da fatura, após a devolução do produto e conferência.
5.4 A restituição de valores ocorrerá somente após aprovação das Óticas Diniz, seguindo todos os passos indicados nesta política e na de “Trocas e Devoluções”.
6 – Atendimento ao Cliente:
O atendimento dos clientes da loja online 10h às 18h são através do e-mail: sacdiniz@oticasdiniz.com.br
Atualização: 07 de maio de 2024